Política

Jorge Kajuru pede impeachment do ministro Alexandre de Moraes

Postado em: 24-02-2021 às 16h50
A motivação teria surgido após a prisão de Daniel Silveira que, de acordo com o parlamentar, aconteceu de maneira exagerada | Foto: reprodução

Jordana Ayres

O senador Jorge Kajuru (Cidadania) protocolou, nesta terça-feira (23/2), um pedido de impeachment com denúncia de prática de crime de responsabilidade contra Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. As motivações baseiam-se no abuso de autoridade de Moraes e a prisão do deputado federal Daniel Silveira que, de acordo com o parlamentar, aconteceu de maneira exagerada e agressiva.

Kajuru alega que o ministro mantém um inquérito malfadado com o objetivo de apurar a existência de notícias fraudulentas (fake news), denunciações caluniosas, ameaças e infrações que atingem a honorabilidade e a segurança do Supremo Tribunal Federal, de seus membros e familiares. “Trata-se na verdade de um inquérito guarda-chuva que o STF na pessoa de Alexandre de Moraes utiliza para intimidar, ameaçar e violar os direitos e liberdades individuais de quem ousa se manifestar com a Corte e seus membros”, diz.

Por fim, o parlamentar comenta que não há a menor dúvida de que o documento é, na verdade, um instrumento de coação, ameaça e violação as imunidades asseguradas aos membros do Congresso Nacional e, por assim ser, o senado não pode tolerar que o Poder Judiciário use o poder de império, não para atender finalidades públicas, mas sim para impedir críticas e exercer o direito de manifestação de pensamento e expressão.  

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar