Política

Goiás recebe mais 67,9 mil vacinas da AstraZeneca e da CoronaVac

Postado em: 25-02-2021 às 09h00
Segundo Caiado, na próxima semana haverá negociações com a Rússia para a aquisição de mais doses de imunizantes | Foto: André Saddi

Da redação

Goiás recebeu mais 82,3 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 nessa quarta-feira (24/2), sendo 53,5 mil porções da AstraZeneca e 28,8 mil da CoronaVac. A programação do Governo Estadual é continuar imunizando o público prioritário entre 80 e 84 anos.

O governador Ronaldo Caiado esteve na Central Estadual de Rede de Frio, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), para receber pessoalmente a segunda remessa. O número de beneficiados com os lotes deve chegar aos 67,9 mil goianos.

“Poderemos chegar a atingir até os 79 anos de idade. Eu peço aos prefeitos que vacinem dentro da faixa etária e sem fazer concessões”, pediu Caiado, ao anunciar ainda que terá uma reunião na próxima terça-feira (2/3) com o embaixador da Rússia no Brasil, Sergey Pogóssovitch.

"Vamos sentar e discutir a capacidade de entrega do governo russo e a de produção da empresa União Química”, detalhou. O governo agora está amparado por recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Eu sempre defendi o Plano Nacional de Imunização. O que buscamos é solidariedade federativa”, ressaltou. De acordo com Caiado, o objetivo dos governadores é buscar novas alternativas para reforçar o trabalho que vem sendo feito pelo Governo Federal.

Distribuição

Durante a entrevista coletiva na Rede de Frio, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, informou que as vacinas começam a ser distribuídas para as 18 regionais a partir desta quinta-feira (25/02).

“Cem por cento dos imunizantes da AstraZeneca serão para a dose 1”, explicou. Já as 28,8 mil da CoronaVac serão repartidas. “Metade fica guardada para garantir a segunda [aplicação] de quem recebeu a primeira”, esclareceu.

Crédito extraordinário

O governo solicitou e a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou, nessa quarta (24/2), o gasto extra (fora do orçamento) de R$ 60 milhões, para a compra de 1 milhão de doses de vacinas.

Além disso, a SES-GO estuda direcionar mais R$ 60 milhões da pasta para a aquisição de mais 1 milhão de doses. Isto é, a expectativa é imunizar mais de 1 milhão de goianos, considerando as duas doses aplicadas.

 

Seja o primeiro a comentar

Fazer comentário

Acesse sua conta para comentar, é rápido e gratuito.

Inscreva-se na newsletter e receba

conteúdo exclusivo

Digite aqui o que deseja pesquisar